domingo, 29 de março de 2009

O.U.N.U. - Objectos Urbanos Não Utilizados 1ªFASE: MISSÃO CUMPRIDA

A 1ª fase de intervenção sobre os objectos inutilizados no espaço público que espelham as relações dos indivíduos com o espaço, o aproveitamento deste e que consequentemente são um reflexo das relações de hierarquia, autoridade e pertença dos espaços teve resultado positivo.

Tanto a intervenção \|/ como a intervenção Inútil parte 2 foram retiradas do espaço público por entidades competentes. O que leva a crer que há várias hipóteses a pairar no ar:

1ª Os objectos, inutilizados e ocupando desnecessariamente a via, estavam tão dissimulados na paisagem ao ponto de que só repararam na sua presença (mesmo as entidades responsáveis) quando estes foram pintados ou cobertos com manga plástica.

2ª Pode-se ter lixo na rua, estruturas abandonadas, paisagem degradada, desde que tenha surgido pela mão de alguma corporação ou empresa e não de um comum indivíduo. No entanto, quando esses objectos são libertados da sua posição de lixo urbano e transformados através de alguma intervenção em algo a que se poderá (ou não) chamar de acção artística, acabam por ser retirados o mais brevemente possível das ruas.

3ª Foi apenas coincidência o facto de objectos inutilizados terem sido alvo de intervenções que pretendem chamar a atenção para estes (elevando-os à condição de arte urbana) e o facto de terem sido retirados pouco tempo depois (mesmo após existirem na rua sob a condição de lixo urbano durante vários meses).

Espaço público sem a presença da intervenção O.U.N.U. a.k.a. Inútil pt.2



Espaço onde estava situada a intervenção \|/, após esta ser retirada

Sem comentários: